Skip to main content
segurança patrimonial ou vigilância patrimonial

Segurança patrimonial ou vigilância patrimonial? Entenda as diferenças.

Em busca da melhor solução em segurança para proteger seus patrimônios, muitas organizações acabam optando pelos serviços de segurança privada, como a segurança patrimonial ou vigilância patrimonial. Neste artigo separamos as principais informações sobre o tema para ajudá-lo a entender as diferenças entre esses dois componentes complementares da segurança privada. Continue a leitura!

segurança patrimonial ou vigilância patrimonial

Quando falamos em segurança patrimonial ou vigilância patrimonial, é preciso considerar que os dois conceitos são diferentes, mas ambos se complementam no que diz respeito à segurança privada. A primeira coisa que deve ser levada em consideração ao contratar um serviço de segurança privada, é encontrar a melhor solução para atender às demandas de proteção das pessoas e do patrimônio como um todo, por isso é importante entender os principais elementos que integram a segurança privada e como eles serão aplicados às suas necessidades. Veja a seguir as principais características da segurança patrimonial e vigilância patrimonial.

O que é Segurança Patrimonial?

A segurança patrimonial é um conjunto de medidas que visam à prevenção de riscos ao patrimônio e às pessoas que o integram, ou seja, os serviços que compõem a segurança patrimonial devem oferecer uma estrutura de segurança completa para a organização e todos os visitantes e colaboradores do local.

O objetivo principal da segurança patrimonial é prevenir o risco de perdas, tais como:

  • Furtos;
  • Roubos;
  • Incêndios;
  • Acidentes;
  • Violação de sistemas informatizados;
  • Sequestros;
  • Sabotagem;
  • Espionagem;
  • Entre outros prejuízos.

Em resumo, a segurança patrimonial protege as instalações da organização, seus recursos financeiros, veículos, estoque, equipamentos e tudo que compete ao pleno funcionamento das atividades eletivas ao patrimônio.

O que é Vigilância Patrimonial?

Já a vigilância patrimonial é o conjunto de práticas que visam assegurar a integridade das pessoas, como na orientação, medida a qual as principais atitudes deve ser a de informar, deixando claro como são as regras e procedimentos de segurança; averiguação, cuidando sempre da estabilidade e bem-estar do local, analisando qualquer indício de anormalidade na área; assistência, prestando todo tipo de auxílio para colaboradores e visitantes; advertência, avisando aqueles que estão em alguma situação irregular, de acordo com as normas de segurança com o objetivo de evitar ações indevidas; intervenção, em situações que estão acontecendo ou irão acontecer para controlar as ações do momento; e registro de ocorrências, para narrar todos os fatos ocorridos na empresa, por meio de um registro que deve ser feito pelo vigilante.

As ações da vigilância patrimonial são essenciais para manter a ordem e a segurança do patrimônio, essas ações podem envolver:

  • Proteção de entradas não permitidas e permitidas;
  • Controle de acesso em todas as áreas da organização;
  • Controle do acesso de materiais;
  • Controle do acesso de veículos.

Entendendo as diferenças entre segurança patrimonial e vigilância patrimonial

Podemos definir a segurança patrimonial como um conjunto de medidas e práticas desenvolvidas para proteger o patrimônio e a vigilância patrimonial como a atividade exercida para realizar essa proteção. Os dois conceitos devem fazer parte de um plano de segurança privada e são integradas como uma forte arma de combate e prevenção a sinistros e ocorrências.

Gostou desse conteúdo? Então assine a newsletter para receber todas as novidades e conteúdos da Fortknox. Aproveite e solicite um orçamento para nossos especialistas desenvolverem um sistema de Segurança 360º sob medida para o seu patrimônio!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *