Skip to main content
manutenção predial

Você sabe qual a importância da manutenção predial?

“A prevenção é sempre o melhor remédio”. Nenhuma frase define melhor os benefícios de se zelar pelas coisas antes que elas sofram as ações de deterioração do tempo.

Em prédios, essa realidade deve ser levada ainda mais a sério, pois construções, mesmo que sejam bem-edificadas, também estão sujeitas à ação do tempo.

Neste artigo nós falamos um pouco mais sobre a manutenção predial e sua importância para a conservação do patrimônio. Continue a leitura!

manutenção predial

O que é manutenção predial?

A manutenção predial pode ser definida como um conjunto de medidas e ações tomadas em prol da conservação de uma construção, por meio de revisões periódicas e gestão massiva dos responsáveis pela administração do prédio, que devem desenvolver um calendário de manutenção predial com base nas necessidades da construção apontadas pelo consenso de síndicos e técnicos de manutenção predial, visando mantê-la em condições de segurança e qualidade da estrutura, independentemente da ação do tempo e fatores ambientais.

É por meio da manutenção predial que é possível prever e/ou identificar problemas estruturais, evitando que o pior aconteça, como a deterioração de alguma parte da estrutura com infiltrações, por exemplo, que pode resultar em rachaduras, entre outros problemas que ameacem a integridade da construção.

 

Os tipos de manutenção predial

Existem três principais tipos de manutenção predial, desenvolvidos com base nos critérios das normas técnicas específicas para essa ação. O Portal CashMe publicou este artigo em seu blogexplicando a norma NBR 5674 de gestão de manutenção de edificações, como vemos a seguir:

“A NBR 5674 é a norma técnica da ABNT que estabelece os procedimentos de orientação para organizar um sistema de manutenção de edificações, considerando que a gestão inclui:

  • Preservação das características originais do prédio.
  • Prevenção da perda de desempenho gerada pelo desgaste dos sistemas, elementos ou componentes.”.

E para atingir esses objetivos, são utilizados três métodos de manutenção predial:

Manutenção preventiva

Deve ser realizada periodicamente, de acordo com o tempo previsto no plano de manutenção predial definido após estudos sobre a estrutura, abrangendo avaliação de, por exemplo, manutenção de elevadores, limpeza de caixas d’água, pinturas das áreas comuns e fachadas, checagens das redes elétricas, troca de componentes que passaram da validade ou estão em vias de passar, etc.

A manutenção preventiva é um meio de preservar e até mesmo prolongar a vida útil da edificação, gerando benefícios tanto econômicos quanto de bem-estar àqueles que convivem nesses espaços, uma vez que essa ação antecipa os problemas e minimiza os impactos estruturais e financeiros de possíveis falhas que poderiam aparecer somente quando já fosse um problema.

O artigo publicado pela CashMe ainda cita que, além desses benefícios, a manutenção preventiva contribui para a valorização do edifício e a diminuição de riscos de acidentes, interrupção de serviços e atividades corretivas emergenciais.

 

Manutenção preditiva

Assim como a preventiva, a manutenção predial preditiva é programada e deve ser realizada de acordo com as necessidades avaliadas de desempenho dos equipamentos, não de tempo entre uma avaliação e outra como na preventiva.

É a partir da avaliação do desempenho é que são determinados eventuais ajustes e correções.

 

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva já abrange ações emergenciais e fora do planejamento causadas por desgastes não identificados previamente ou falhas em equipamentos e estruturas.

Esse tipo de manutenção é uma reação ao aparecimento a um problema como infiltrações, rachaduras, vazamentos, pane em sistemas de gás, elevadores, climatização etc.

Por ser uma despesa emergencial, pode gerar um impacto maior no orçamento dependendo da gravidade do problema, além de interferir na rotina do prédio com a paralisação de equipamentos ou serviços.

 

Cuide do seu patrimônio, insira a manutenção predial na rotina do seu empreendimento

Prevenção é a palavra de ordem para aqueles que desejam a longevidade de seus patrimônios e a economia de recursos.

Sendo assim, invista em um planejamento personalizado para seu empreendimento com o auxílio de profissionais da área, como a Fortknox, que além da excelência em segurança inteligente e facilities, também oferece o serviço de Manutenção Predial com o auxílio de técnicos especialistas.

Entre em contato conosco e saiba mais!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


A FortKnox se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito