Skip to main content
segurança patrimonial

Como a análise de riscos atua na segurança patrimonial?

“É perdoável ser derrotado, mas nunca surpreendido”. Esta frase de Frederico O Grande revela a importância de estar sempre preparado para as circunstâncias. Na segurança não é diferente, uma vez que a antecipação de eventos se apresenta como a melhor forma de prevenção a emergências e sinistros. Neste artigo nós discorremos sobre o papel da análise de riscos para a construção de um sistema de segurança eficiente. Confira!

segurança patrimonial

O que é a análise de risco?

A análise de risco na segurança patrimonial pode ser interpretada como um estudo técnico, cujo objetivo é avaliar e identificar fragilidade e pontos vulneráveis na segurança de determinado local, que possam ocasionar perdas ou danos materiais, à vida e ao patrimônio, como possíveis ameaças e vulnerabilidades estruturais. Sendo assim, a análise de risco visa detectar, corrigir ou prevenir situações que possam comprometer a segurança de um empreendimento, seja um condomínio ou uma organização.

Como funciona?

A análise de riscos deve ser feita por profissionais especializados e capacitados na elaboração desses estudos, por meio de uma investigação minuciosa para identificar todos os ambientes internos e externos que representem ameaças. É preciso entender que a construção dessa investigação deve levar em consideração todos os fatores e variáveis de potenciais eventos, como índice de criminalidade na região, fluxo de pessoas e trânsito no entorno da propriedade, características estruturais que englobam a localização de janelas, portões, muros, estacionamento, acesso à rua, entre outras.

Depois disso, com o mapeamento das variáveis em mãos, os profissionais qualificados devem listar todos os fatores que podem contribuir para determinar as soluções em segurança que ajudarão a antecipar possíveis eventos, sinistros, etc. A implantação e gestão de um sistema de segurança efetivo deverá integrar a eficiência de processos, pessoas, tecnologias e procedimentos com treinamentos constantes das equipes para desempenhar suas funções com o máximo de eficiência, visando prevenir de forma permanente todos os riscos inerentes ao patrimônio e à vida.

Análise de riscos na Fortknox

O objetivo da análise de riscos da Fortknox é identificar possíveis ameaças e mitigar todas as vulnerabilidades apresentadas em um local. Ela é responsável pelo mapeamento de todos os riscos levantados, identificando os principais pontos estratégicos para investir, sem desperdiçar recursos em lugares desnecessários.

Nós realizamos uma análise in loco do empreendimento, que visa identificar falhas em todo o perímetro e entorno da propriedade, com a verificação dos sistemas de segurança já existentes (controle de acesso, CFTV, alarmes e monitoramento) e avaliação de equipes, papéis e responsabilidades. É essa análise minuciosa que permitirá à Fortknox estabelecer as medidas necessárias para reduzir perdas e aumentar a eficiência do Sistema Integrado de Segurança, reduzindo os custos do cliente com uma segurança de alto nível. Caso queira saber mais sobre a análise de risco e nosso sistema de Segurança 360º, fale com nossos especialistas!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *