Skip to main content
tecnologia e dados mundiais

Como a tecnologia na segurança pode auxiliar o retorno do trabalho nas empresas?

As transformações tecnológicas que têm acompanhado a evolução da crise ocasionada pelo novo coronavírus são o fôlego de vida de inúmeras empresas que lutam diariamente para manter suas atividades. Neste artigo nós discorremos sobre a tecnologia na segurança e ferramentas que prometem auxiliar empreendedores a voltarem à ativa para enfrentar a nova realidade no futuro pós-pandemia. Continue a leitura!

tecnologia e dados mundiais

O mundo pós-pandemia

“O mundo mudou, e aquele mundo (de antes do coronavírus) não existe mais. A nossa vida vai mudar muito daqui para a frente, e alguém que tenta manter o status quo de 2019 é alguém que ainda não aceitou essa nova realidade”, disse em entrevista para a BBC Brasil Átila Marino, Doutor em Microbiologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade Yale. “Mudanças que o mundo levaria décadas para passar, que a gente levaria muito tempo para implementar voluntariamente, a gente está tendo que implementar no susto, em questão de meses”, diz ele.

Em matéria do EL PAÍS, Como o coronavírus vai mudar nossas vidas, vários futuristas internacionais dizem que o coronavírus funciona como um acelerador de futuros em se tratando da tecnologia e a otimização dos afazeres diários que ela impulsiona. A pandemia antecipa mudanças que já estavam em curso, como o trabalho remoto, a educação a distância, entre outras ações que viabilizam o necessário distanciamento social.

A importância da tecnologia no retorno ao trabalho presencial

Fora as ferramentas tradicionais essenciais para auxiliar a prevenção da doença no retorno ao trabalho presencial, como o uso de máscaras, luvas, álcool em gel, o distanciamento entre as pessoas, kits de testes para identificação de contaminados com o novo coronavírus, entre outros, a tecnologia na segurança também desempenha um papel fundamental nessa nova etapa pós-quarentena, pois proporciona meios para que as pessoas evitem ao máximo o contato com superfícies e pessoas. Veja alguns exemplos a seguir:

Controle de Acesso, Analíticos de Vídeo e Monitoramento por Áudio

O controle de acesso é um conjunto de mecanismos que monitora a entrada e saída de pessoas e veículos dos locais com o auxílio das tecnologias de Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Computação Cognitiva. Já os analíticos de vídeo são aplicados a câmeras inteligentes, que por sua vez, acompanham cada minuto de cada dia, identificando situações pré-programadas para emitir alertas em casos de não conformidades.

Na Fortknox, as tecnologias aplicadas à segurança funcionam à distância, sem necessidade de contato físico entre colaboradores e visitantes. São algumas delas:

  • Pré-cadastramento: o pré-cadastramento é aplicado na recepção de visitantes e clientes, funcionários e novos associados. É basicamente um sistema de cadastro das informações das pessoas autorizadas a entrarem na empresa, que devem enviar uma foto para ser usada posteriormente no reconhecimento facial e liberação da entrada.
  • Reconhecimento de placa: na chegada do visitante e/ou colaborador no local, os analíticos inteligentes de vídeo realizam a leitura e reconhecimento da placa do veículo, que deve ser pré-cadastrada no sistema. Essa é uma das medidas inteligentes de tecnologia na segurança da Fortknox, que determina quais veículos estão autorizados ou não a entrarem no ambiente e abrir cancelas e portões automaticamente, sem necessidade de intervenção humana, além da possibilidade de softwares específicos efetuarem a contagem e controle de vagas disponíveis.
  • Reconhecimento facial: o reconhecimento facial é um sistema desenvolvido para identificar pessoas por meio dos analíticos de vídeo. Quando um visitante ou colaborador chega na empresa, o sistema prontamente realiza o reconhecimento facial e libera a entrada e acesso às áreas previamente autorizadas.
  • App FK: O Aplicativo Fortknox é uma plataforma que permite a gestão e controle de acesso de qualquer lugar e a qualquer hora. Com ele é possível acompanhar e controlar tudo o que acontece dentro dos limites monitorados da corporação, auxiliando diretamente na identificação de não conformidades, como aglomerações e excesso de contato físico entre as pessoas, para que as equipes nas centrais de comando decidam qual o melhor.
  • Monitoramento por áudio: um sistema projetado com dispositivos que utilizam tecnologia bidirecional de ponta (captação e emissão de som) para acompanhar e controlar ambientes, viabilizando uma comunicação interna mais eficiente entre colaboradores e central de controle para automação de tarefas rotineiras dentro de uma organização, além da possibilidade de resolução de ocorrências mediante não conformidades.
  • Câmeras inteligentes com analíticos de vídeo: com o monitoramento por vídeo também é possível identificar inúmeras ações, desde que pré-programadas, como quantas pessoas circulam nos ambientes, qual o fluxo natural dessas pessoas (heatmap/mapa de calor) para identificar presença de febre, qual a probabilidade de ocorrer aglomerações, entre outras.

Conclusão

Estes são apenas alguns exemplos de como a tecnologia na segurança pode ser uma aliada importante no controle da covid-19, especialmente com o retorno gradual dos colaboradores às empresas.

O importante é escolher bem dentre as soluções inovadoras que podem nos ajudar a reduzir os riscos para que tenhamos uma jornada de volta à rotina mais segura e adaptada ao “novo normal”. Conte com a Fortknox para assegurar esses cuidados ao seu patrimônio, fale com nossos especialistas e solicite um orçamento!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *