Skip to main content
câmera de segurança em área externa

A importância da Segurança Perimetral

Um sistema de segurança eficiente requer um planejamento estrutural de proteção que vá além dos limites internos das áreas monitoradas, é aí que entra a Segurança Perimetral. Saiba mais sobre a sua importância neste artigo.

câmera de segurança em área externa

O que é Segurança Perimetral?

Resumidamente, podemos definir a Segurança Perimetral como um mecanismo de proteção que visa criar barreiras contra invasões, detectar não conformidades e inibir sinistros em todo o perímetro da zona ao redor do local protegido.

Além de auxiliar as equipes na central de controle a tomarem as melhores decisões e ações de prevenção antes mesmo da eventualidade ultrapassar os limites da propriedade, um sistema de segurança perimetral pode otimizar a rotina de diferentes tipos de empreendimentos, como prédios comerciais e residenciais, industrias, shopping centers, etc., por meio da identificação de situações previamente programadas para facilitar o controle de tráfego de pessoas, chegada e saída de veículos, entre outras atividades.

Tipos de Segurança Perimetral

Na área de segurança perimetral existem três tipos de barreiras:

  • Físicas: as barreiras físicas desempenham o papel de defesa tangível, ou seja, é a defesa estrutural, que tem o objetivo de inibir, dificultar ou impedir a entrada de pessoas não autorizadas em determinados locais. Cercas, muros, arame farpado, cercas elétricas, cacos de vidro, concertinas, e entre outros dispositivos, são alguns exemplos de sistemas normalmente utilizados, mas que, em sua maioria, são questionáveis quanto a sua eficiência e segurança.
  • Tecnológicas: esse item engloba todos os dispositivos de segurança eletrônicos, como câmeras de monitoramento que podem contar com Inteligência Artificial para realizar reconhecimento facial, sensores externos de movimento, alarmes, etc.
  • Psicológicas: as barreiras psicológicas são aquelas que aumentam a percepção das pessoas acerca dos riscos que elas podem correr caso decidam invadir o perímetro da propriedade. Placas com avisos de monitoramento por câmeras 24h e cão feroz, arames farpados, cercas, concertinas, seguranças alocados em lugares visíveis, entre outros elementos são alguns exemplos desse tipo de barreira que tem o objetivo de passar a impressão de que o ambiente é protegido e monitorado.

Por que é importante investir em Segurança Perimetral?

Para estar realmente seguro, é preciso contar com um sistema de proteção que insira a segurança perimetral em seus projetos, visando assegurar as seguintes situações:

  1. Inibir a ação de criminosos;
  2. Evitar roubos e/ou desvio de materiais nos casos de prédios comerciais, indústrias, etc.;
  3. Barrar imediatamente acessos não autorizados;
  4. Tomar decisões mais assertivas em relação à pronta resposta;
  5. Prever eventos incomuns para que os responsáveis possam agir imediatamente;
  6. Garantir a segurança de todos que fazem parte da rotina da propriedade, tanto dos colaboradores e moradores quanto dos visitantes e prestadores de serviços, melhorando significativamente sua qualidade de vida, entre outras vantagens;

Entre outras vantagens.

Segurança Perimetral Fortknox

Para desenvolver cada projeto de segurança, a FortKnox realiza um levantamento detalhado da estrutura e principalmente dos riscos envolvidos, incluindo a área no entorno da propriedade. Fale com a nossa equipe e solicite um orçamento para garantir um projeto personalizado para seu patrimônio. Esperamos por você!

Fontes:
Artigo Conheça os benefícios de um bom sistema de segurança perimetral; Lana de Paula, Revista Security.


Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *