Skip to main content
câmera-de-vigilância

Monitoramento por vídeo: A importância das câmeras de segurança para as indústrias

câmera-de-vigilância

Uma indústria segura é um ambiente que rende mais. Por isso, é essencial que os gestores responsáveis pela segurança invistam nos recursos certos, de acordo com a dimensão e outras especificidades de cada fábrica.

Investir em monitoramento por vídeo deve ser uma das prioridades, o qual influencia na segurança da equipe local, controle de qualidade e muito mais. Entenda melhor sobre as vantagens de ter câmeras de segurança na sua indústria a seguir!

Mas antes, entenda sobre a Internet of Things 4.0

É necessário fornecer produtos no tempo certo com o acompanhamento contínuo e a previsão do desempenho de produção fabril. Graças à revolução industrial 4.0, chegamos ao IOT (Internet of Things) 4.0.

Imagine conectar diversos dispositivos, através da internet, que podem trocar informações entre si? Essa é a ideia por trás da Internet das Coisas (IoT). Aplicado à indústria, a conexão entre esses diversos dispositivos é chamada de IoT na indústria 4.0.

Quanto à Indústria 4.0, conhecida como a Quarta Revolução Industrial, esta é caracterizada pela introdução da tecnologia da informação na indústria. É a nova tendência que está sendo adotada pelas grandes corporações para sair na frente em seu mercado.

A importância das câmeras de segurança nas indústrias

Assim como uma orquestra rege vários instrumentos, uma indústria lida com vários processos, desde a produção fabril ao controle administrativo.

Para tudo acontecer dentro das conformidades e respeitando prazos, recursos modernos são bem-vindos, uma dessas tecnologias é o sistema integrado de monitoramento por vídeo com câmeras de segurança, softwares inteligentes e equipes de monitoramento.

A gravação em tempo real dos processos nas indústrias trazem várias vantagens que vão além da segurança física do espaço. É possível detectar problemas e com isso investir em melhorias para mais eficiência nos processos.

Com o principal objetivo de tornar o processo e produção independentes, o IoT 4.0 permite que obtenha a visibilidade em tempo real onde pode-se diagnosticar anomalias de produção através de análise prescritiva, isso tudo irá reduzir ineficiências, ou seja, controle do desperdício de dinheiro.

São algumas das principais vantagens:

  1. Prevenção de roubos

Um ambiente industrial pode ser altamente valioso, com equipamentos caros, peças importadas, além do estoque que resulta da produção fabril. E com um ambiente monitorado, tudo fica assegurado, trazendo mais tranquilidade aos gestores.

Em caso de roubos ou furtos, é possível identificar culpados e tomar providências com base nas imagens gravadas. E apenas a presença de câmeras ou alarmes, incluindo avisos ou placas de “ambiente monitorado”, tende a afastar malfeitores antes mesmo de agirem.

  1. Segurança dos trabalhadores

Além de aplicar todas as especificações de segurança para cada tipo de trabalho industrial, os gestores também podem usar recursos audiovisuais para monitorar e controlar processos em áreas de risco.

Dessa forma o acompanhamento de dinâmicas torna-se mais eficaz e ações preventivas podem ser verificadas com mais facilidade. Softwares inteligentes também podem ser usados para monitorar movimentos incomuns, superaquecimentos, reconhecimento de peças essenciais para segurança (como uso de capacete), dentre outros em prol da segurança da equipe.

  1. Controle de qualidade em tempo real

Os gestores podem observar ou revisar nos vídeos gravados partes dos processos industriais, como entrada e saída de produtos, execução das fases da produção, realização de manutenção, dentre outros para detectar problemas e identificar responsáveis.

Esse controle é ideal para verificar se os processos estão dentro das exigências da fábrica. É algo que pode ser feito a distância, o que agiliza na tomada de decisões e evita que a indústria “pare” para a investigação dos problemas.

Quem devo contratar para ter o melhor monitoramento por vídeo?

Hoje em dia, a melhor opção é investir em segurança integrada, que vai além do monitoramento por vídeo, incluindo sistemas modernos e uma equipe treinada para a análise e acompanhamento inteligente.

Sendo assim, você deve procurar empresas que integram tais recursos, como a Fortknox. Aplique tecnologias de ponta para evitar roubos, ações suspeitas ou incomuns, acidentes de trabalho, ter uma melhor visão sobre o negócio, manter o controle de qualidade e muito mais.

Veja aqui tudo o que a Fortknox tem para sua empresa!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *