Skip to main content
Internet das Coisas em prol das pessoas

Internet das Coisas em prol das pessoas

A Internet das Coisas é uma das tecnologias que mais cresce em novas aplicações, sendo utilizadas tanto em situações domésticas simples quanto em demandas de empresas, desempenhando tarefas essenciais para o funcionamento da mesma. Quer saber como a IoT (Internet of Things) está sendo usada em prol das pessoas? Continue lendo nosso artigo!

Internet das Coisas em prol das pessoas

O nome Internet das Coisas é uma alusão a dispositivos (coisas) que podem se comunicar entre si, ou seja, estão interligados e transmitem informações através de uma rede. É usada para otimizar processos em uma infinidade de segmentos e aprimorar a experiência do usuário.

Geralmente, é acompanhada de outros conceitos como Computação Cognitiva e principalmente Inteligência Artificial.

A seguir você verá como este conceito já está sendo aplicado ou projetado para ser usado em um futuro próximo, auxiliando a experiência de milhões de pessoas. Obs: como você verá no decorrer do artigo, muito disso já é realidade!

Carros Inteligentes

Internet das Coisas em Carros

Gigantes da indústria automobilística estão investindo fortemente para transformar a forma como os carros interagem com as pessoas. Apenas uma ferramenta para te levar de um lugar até outro? Nunca mais!

A nova experiência dos automóveis proporcionará mais personalização ao motorista e aos passageiros, que poderão, por exemplo, receber diversas informações em tempo real e até serem notificados quanto às condições do veículo: se já está na hora de alguma peça ser trocada, e assim por diante.

Lojas Físicas e Online

Internet das Coisas em Lojas Físicas

Você já imaginou ter um controle de quantas pessoas entram em sua loja e, mais do que isso, quais peças estão sendo mais compradas e o faturamento de cada loja em tempo real?

Nesse caso, a IoT é responsável por identificar a quantidade de pessoas e os itens que estão sendo comprados, bem como o valor gerado por cada venda (através de sensores), e também transmitir esses dados automaticamente para o setor de logística e gestores, que podem acessá-los em um único painel.

Esta ação permite proporcionar uma experiência ainda melhor ao consumidor, disponibilizando os produtos mais “queridos” nos pontos mais visíveis da loja. Também é possível elaborar novas promoções, campanhas publicitárias e afins com base nos dados.

E, migrando para o ramo alimentício, o McDonalds está colocando em prática algo similar: após a aquisição da startup israelense, Dynamic Yield, por U$300 milhões, a rede de fast food pretende implementar um cardápio inteligente que varia e sugere itens de acordo com histórico de vendas, horário e clima no momento da compra.

Essa realidade pode ser aplicada à diversos segmentos. De forma similar, é possível monitorar a eficiência produtiva de cada máquina e setor no ramo .

IoT no ramo da Segurança

Para residências, o conceito de Smart Home, ou casa inteligente já é forte e abrange desde a climatização automática do ambiente até o uso de sensores para detectar intrusos.

Porém, é no ramo da Segurança Patrimonial que algumas das maiores inovações e aplicações vêm surgindo, principalmente quando há a união de IoT, Inteligência Artificial e Computação Cognitiva.

Internet das Coisas em Segurança

Na prática, imagine a situação de uma reunião que está para ocorrer.

Desde a chegada do visitante, ele já é identificado através de reconhecimento facial e através do reconhecimento da placa do carro, se ele já for cadastrado. Caso não seja, é possível fazer na hora ou seguir sem o cadastramento, mas vale dizer que mesmo assim a câmera efetuará e armazenará o rosto do visitante.

A sala de reunião é climatizada automaticamente, de acordo com o horário agendado para reunião. Câmeras detectam a quantidade de pessoas e transmitem à copa, cujos funcionários saberão a quantidade de cafés, águas e outros aperitivos que devem levar.

Após o término da reunião, os sensores detectam se resta alguém na sala ou não, e se estiver vazia, transmitem um chamado ao cleaner para fazer a devida limpeza do local.

As câmeras também são capazes de captar e transmitir ao encarregado e ao sistema qualquer comportamento suspeito dentro ou nos arredores do estabelecimento.

Tudo isso gera uma experiência única e personalizada!

Acesse o nosso site e saiba mais!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *