Skip to main content
shutterstock_1186190092

O impacto da Inteligência Artificial no ambiente corporativo

Vivemos hoje em dia um cenário de crescimento exponencial em todas as áreas da sociedade, principalmente no âmbito da tecnologia. Sendo assim, como componente importante dessa evolução, a Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e organizações, fazendo parte da rotina de inúmeras empresas como base de automatização de processos. Neste artigo nós vamos discorrer sobre o impacto da IA no ambiente empresarial e como ela desempenha um papel importante nas instituições. Continue a leitura!

shutterstock_1186190092

Entre as inúmeras possibilidades de aplicação da IA, as empresas e mercados ganham um grande destaque devido ao aumento gigantesco do setor corporativo nos últimos anos.

O que é a IA?

Resgatando o conteúdo abordado em artigos anteriores, a Inteligência Artificial é o conjunto de múltiplas tecnologias (softwares, mecanismos, redes neurais, dispositivos, etc.), criadas com o objetivo de ter uma capacidade de pensamento/raciocínio semelhante à humana. A IA possibilita que uma máquina ou sistema aprenda e interprete o mundo a sua volta para, dessa forma, tomar decisões próprias pautadas nas necessidades de sua programação.

 

E qual o impacto da IA no ambiente corporativo?

A presença da Inteligência Artificial nas empresas tem se tornado cada vez mais imprescindível como forma de viabilizar a automação de processos. Esses serviços desempenhados pela IA garantem maior segurança e ajudam a reduzir custos operacionais, economizando tempo e aumentando a produtividade do negócio.

O principal impacto da IA nas instituições corporativas com certeza é o desenvolvimento da automação de tarefas operacionais, fazendo com que processos tradicionalmente lentos passem a ser concluídos muito mais rapidamente. Isso tem elevado significativamente a eficiência dos fluxos de trabalho, aumentando a produtividade dos funcionários que passam a dedicar mais tempo e energia para a realização de atividades que demandam estratégia e criatividade.

shutterstock_1075189421

Mais precisão na tomada de decisões e redução de custos

O aperfeiçoamento dos processos com a IA também melhora as estratégias e tomadas de decisões, possibilitando que as organizações sejam capazes de antecipar os problemas e encontrem soluções antes mesmo que eles apareçam.

Sistemas de inteligência artificial também são capazes de identificar falhas nos processos de trabalho. Caso apareça algum erro, este sistema pode emitir alertas para que um analista investigue o ocorrido e tome medidas necessárias de correção. Essa ação contribui para a redução de custos com problemas e permite o investimento nas áreas mais fundamentais.

Uma nova forma de fazer segurança

Seja na área de segurança da informação ou corporativa, os avanços da tecnologia têm traçado uma nova era para estes segmentos. Um exemplo dessa evolução é a tecnologia de machine learning (ramo da IA), com a qual as máquinas conseguem analisar padrões de comportamento (suspeitos ou não, dependendo da programação previamente realizada), em determinados ambientes, que identificam e emitem alertas para que analistas verifiquem a situação. Falamos um pouco mais sobre as novidades tecnológicas possibilitadas pela IA no artigo Novidades em segurança empresarial: O que já é realidade? . Confira!

O futuro do mercado

shutterstock_795977008

A IA com certeza será um grande diferencial competitivo na área dos negócios. Por isto, buscar a constante atualização e modernização dos processos tecnológicos da empresa não será apenas uma garantia de sobrevivência, mas sim, essencial para manter o nível competitivo e se destacar no mercado.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *