Skip to main content
shutterstock_1148313494

O futuro da Inteligência Artificial em segurança pública

Neste artigo nós vamos falar sobre as perspectivas da Inteligência Artificial para este segmento. Continue a leitura!

shutterstock_1148313494

A Inteligência Artificial (que você pode encontrar por aí como IA ou AI – de Artificial Intelligence) é um ramo de pesquisa da ciência da computação que se dedica a buscar e criar soluções para dispositivos computacionais simularem a capacidade humana de resolver problemas. Ela está presente em diversos segmentos da sociedade, representando inovação e otimização de processos, inclusive na área da segurança, como é o caso da Fort Knox que utiliza essa tecnologia em seus serviços. Em se tratando de segurança privada, os avanços tecnológicos definiram novos rumos e tornaram-se essenciais para uma gestão de proteção e defesa eficaz. No caso da segurança pública o processo ainda não foi totalmente estabelecido, mas caminha para um futuro promissor.

A tecnologia como principal aliada da Segurança

A tecnologia está em constante avanço e a evolução dos recursos e processos estão acompanhando esse crescimento, principalmente em relação à segurança. Os benefícios da IA neste setor são inúmeros e envolvem, principalmente, o monitoramento por imagem, que a partir de um conceito da ciência chamado machine learning (aprendizado de máquina), possibilita que os equipamentos reconheçam padrões e identifiquem atividades suspeitas. Quando esses sistemas inteligentes captam algo fora do comum, eles emitem alertas para que analistas investiguem o que está acontecendo de errado e, dessa forma, tomem as providências necessárias.

shutterstock_540165040

No setor público, mecanismos de monitoramento como esses podem desempenhar um papel fundamental na melhoria e transformação do cenário atual de insegurança na sociedade. Veja abaixo alguns recursos de IA que podem ser aplicados na segurança pública.

Reconhecimento de Imagens 

Essa tecnologia é um dos principais recursos utilizados na segurança, podendo ser aplicada na segurança pública preditiva, pois possibilita identificar a presença de criminosos ou situações suspeitas para que as agências de segurança fiquem atentas e tomem medidas imediatas.

shutterstock_1211501023

Otimização do tempo de resposta de veículos de emergência

Os algoritmos de Inteligência Artificial podem ser programados para otimizar o tempo de resposta em situações de emergência que precisem de carros de polícia, ambulâncias ou corpo de bombeiros. A coleta e atualização de dados permitem que as agências de segurança pública aprimorem a utilização desses recursos.

Big data

Na área de segurança pública, o big data já desempenha um papel importante em muitos países, facilitando o acompanhamento das movimentações nas ruas usando analíticos que cruzam informações e aceleram a detecção de ações suspeitas e criminosas. Em alguns lugares, como nos EUA e Inglaterra, as soluções de big data também podem ser aplicadas à prevenção de crimes, servindo como um policiamento preditivo que, por meio de análises de dados, podem indicar futuras e prováveis ações e cenas criminosas.

shutterstock_740700172

Essas são apenas algumas ferramentas tecnológicas que estão em ascensão no mercado e prometem revolucionar a segurança pública em um futuro não tão distante. Sendo assim, devemos aguardar por uma verdadeira mudança neste cenário que pode até chegar ao nível de desempenho da segurança privada.

E se você quiser saber mais sobre os serviços de IA da Fort Knox, acesse nosso site ou entre em contato conosco!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *