Skip to main content
IA Inteligencia Artificial Mercado de Trabalho

Inteligência Artificial e Mercado de Trabalho: Mais oportunidades ou Menos emprego?

Há muitos anos a ficção científica estipulou uma batalha literal entre seres humanos e máquinas. Com o avanço da Inteligência Artificial (IA), muitas questões estão sendo levantadas sobre a relação Homem e Máquina que está por vir nos próximos anos, afinal: a máquina vai tirar ou gerar empregos?

Continue lendo o nosso artigo para saber mais!

IA Inteligencia Artificial Mercado de Trabalho

O tema trabalhista é um dos mais discutidos quando as novas tecnologias são colocadas em pauta. Quando o noticiário exibe as novas capacidades de programas e softwares, principalmente aqueles com IA, logo vem à mente de milhares de pessoas: será que nós seremos substituídos?

Realmente surpreende o impacto desses avanços: quem diria que máquinas um dia pudessem ser capazes de diagnosticar doenças com precisão, detectar comportamentos suspeitos em ambientes públicos, sugerir um produto ou conteúdo que você está mais propenso a consumir ou até mesmo interpretar textos da área jurídica?

E é esse impacto que talvez nos deixe impossibilitados de ver o outro lado da moeda.

A Criação de Empregos por trás da IA

Peguemos o Google como um exemplo prático. Há duas décadas a empresa dava os seus primeiros passos e hoje está entre as empresas mais valiosas do mundo, com valor de mercado de centenas de bilhões de dólares.

E os impactos do crescimento acelerado dessa empresa de tecnologia criou milhões de vagas de empregos ao redor do mundo, que sequer existiam anteriormente.

Os profissionais das áreas de Marketing e TI se viram diante de um novo horizonte surgindo, no qual precisavam se qualificar para adaptarem-se. O resultado disso? Serviços ainda melhores e mais vantajosos às pessoas!

As empresas de pequeno e médio porte passaram a alcançar mais pessoas através das buscas online e, consequentemente, atrair mais clientes. E foi graças àquelas inovações tecnológicas que hoje conseguimos fazer de tudo pelo nosso celular.

Caso você não saiba, o Google (e outras gigantes como o Facebook, a Netflix e a Amazon) usa Inteligência Artificial e muitos outros conceitos similares para proporcionar essa experiência de poucos cliques até conseguir o que deseja.

A grande questão é que o mundo muda, e adaptar-se a ele é sobreviver. No âmbito Homem vs. Máquinas, é qualificar-se diante das novas demandas para permanecer e desenvolver-se dentro do mercado de trabalho.

Uma perspectiva entre a Sociedade e as Máquinas no Futuro

“O futuro não será sobre pessoas competindo com máquinas. Será sobre pessoas usando máquinas para fazer trabalhos mais interessantes e recompensadores” – Michaelia Cash, Ministra do Trabalho na Austrália.

A frase citada acima é uma síntese interessante acerca do que provavelmente ocorrerá.

A tendência é que tarefas repetitivas e mecânicas sejam reduzidas ainda mais (e isso já vem acontecendo desde as primeiras automações industriais), enquanto novos empregos sejam criados e novas formas de trabalho surjam.

Só para se ter ideia, uma estimativa realizada pela Gartner, empresa de consultoria renomada internacionalmente, no final de 2018, constatou que aproximadamente 2 milhões de empregos serão criados na área de IA em 5 anos.

De uma forma geral, não tem como saber com certeza o que há por vir. Mas baseado em outros avanços tecnológicos históricos no passado e o que estamos vendo por agora, Homem e Máquina podem trabalhar juntos para oferecer uma qualidade de vida nunca antes vista à sociedade.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *